Zona Azul Horarios

Zona Azul: Entenda sobre os horários.

Entenda como funciona e quais são os horários para o uso da Zona Azul

Estacionar em vias públicas sempre foi um problema, afinal, não é em todo lugar que você pode parar o teu carro e o uso indevido das vias pode acarretar em multas e até na apreensão do veículo.

A Zona Azul surgiu como uma forma de melhorar o estacionamento rotativo em vias públicas, porém, para utilizar o espaço você deve pagar uma taxa por hora. Mas como isso funciona e quem regulamenta o uso desses espaços?

Na cidade de São Paulo, por exemplo, o órgão que cuida da regulamentação e administração da Zona Azul é a Companhia de Engenharia e Tráfego (a CET). É ela a responsável pelas mais de  38.000 vagas existentes e pela modernização do sistema de estacionamento e cobrança com a Zona Azul Digital.

Como funcionam os horários?

Para utilizar uma vaga na Zona Azul você precisa ficar atento aos horários.  Primeiro é preciso entender que existe um horário pré-definido para ao uso da vaga. Explicando melhor: a Zona Azul tem um horário de funcionamento.

Depois, para utilizar a vaga, você precisa estar ciente que existe um tempo limite. Cada vaga pode ser utilizada por uma hora, com direito de renovação para mais um período de mesma duração.

Ou seja, você renovar o tempo de utilização da vaga rotativa por mais uma hora (dependendo das normas de estacionamento do local).

O estacionamento indevido (sem o uso do Cartão/CAD) ou a permanência do veículo no local após o término do tempo, geram multa de até R$ 127,69 e a perda de 5 pontos na carteira de motorista.

Como funcionam os cartões da Zona Azul?

A Zona Azul recentemente passou por um processo de modernização, e no ultimo dia 4 de dezembro os talões e cartões de papel utilizados para estacionar nas vagas entraram definitivamente em desuso e não são mais válidos.

Agora para pode estacionar em uma Zona Azul você tem que utilizar o CAD (Cartão Azul Digital).

As regras para o uso do CAD são as mesmas que regulamentavam o uso dos cartões e talões de papel. A diferença é que agora você consegue realizar todo o processo de registro de local, horário e até o pagamento pelo serviço na tela do seu celular.

A Zona Azul Digital trabalha em parceria com diversas empresas de tecnologia e tem uma lista de aplicativos parceiros grande, para os motoristas que gostam de ter mais opções.

A renovação do uso da vaga pode ser feita em instantes (sem que você tenha que retornar até o veículo) e a fiscalização é feita através de um aplicativo próprio, utilizado pelo agente de transito, através de consulta ao sistema da CET.

Com a Zona Azul Digital os horários mudam?

Não. Os horários, assim como as normas que regulamentam o uso dessas vagas, continuam os mesmos. Os valores também não sofrerão alteração e em São Paulo você continua pagando R$ 5,00 por cada hora de utilização do serviço.

Lembre-se que em São Paulo, por exemplo, existem áreas consideradas especiais, na qual um Cartão/CAD tem tempo de validade diferente. Como, por exemplo, o Parque Ibirapuera, que tem o seguinte esquema: 1 cartão/CAD vale por 2 horas, 2 cartões/CAD valem por 4 horas.

Outra vantagem da Zona Azul Digital é que o pagamento é facilitado e pode ser feito através de seu próprio smartphone.

Qual aplicativo da Zona Azul Digital devo escolher?

Aplicativo Zona Azul
Aplicativo Zona Azul

Isso vai depender do seu gosto e da forma como você utiliza os aplicativos. As funções de todos são basicamente as mesmas, sendo que as maiores mudanças estão na interface e em algumas funções que eles oferecem ou não.

Alguns por exemplo emitem um alerta avisando quando a validade do seu CAD estiver perto do fim, para que você renove o uso da vaga ou estacione em outro local. Basta escolher o teu preferido e baixar.

 

Entendeu um pouco mais sobre os horários da Zona Azul e sobre a Zona Azul Digital? Continue acessando o nosso blog e se informe mais a respeito.

 

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site