Entenda como a queda de cabelo pode ser evitada com dicas simples e úteis!

A queda de cabelo pode ser um grande problema, principalmente para as mulheres, por mexer diretamente com a autoestima. Normalmente, a queda de cabelo não é considerada um problema grave de saúde, pois não afeta diretamente nenhuma função do corpo, no entanto, pode ser o indício de algum problema paralelo, desde depressão até problemas nutricionais.Muitas pessoas acabam recorrendo a receitas ou remédios como por exemplo finasterida ou imecap hair, mas somente seu médico pode dizer o que deve ser feito.

Mas não é so isso que deve ser observado.Dependendo da maneira que você lava, o que você come, a temperatura e o clima da sua região, seu humor, todos esses são fatores que podem ser decisivos, além da genética.Por isso, vamos dar algumas dicas aqui abaixo que irão certamente ajudar sua saúde capilar.

Dicas para evitar a queda de cabelo

Algumas dicas básicas podem fazer sua rotina de cuidados capilares mudar e fazer com que os fios sejam fortalecidos.

Qualidade de vida

Caso sua rotina esteja muito pesada e o estresse seja evidente, o cabelo pode sofrer também. Tente melhorar a rotina e fazer atividades relaxantes. Isso pode não ser fundamental, mas é importante para o fortalecimento do corpo como um todo.

Alimentação saudável

A frase que afirma que “somos o que comemos” faz muito sentido nesta questão. Com uma alimentação com muitas vitaminas e minerais, seu cabelo vai passar por um processo de fortalecimento, principalmente na raiz.

Mantenha os cabelos sempre limpos

O cabelo deve ser lavado sempre que estiver sujo e pelo menos duas vezes por semana. Quem tem acúmulo de oleosidade, pode lavar todos os dias, porém isso não é necessário.

Calma para lavar

Sempre que for lavar o cabelo, faça o enxague com calma. Retire todo o shampoo e principalmente o condicionador. Algumas pessoas acreditam que deixar um pouco de condicionador no cabelo fará um fortalecimento. Isso está errado. O condicionador tem um pH diferenciado e deve funcionar apenas para a hidratação após o shampoo. Sempre tire todos os resíduos de produtos do cabelo.

Dê tempo para seu cabelo, quando estiver em tratamento

Cabelos não se recuperam da noite para o dia. Ficar olhando no espelho desesperadamente à procura de fios novos não ajuda em nada. Para piorar, a ansiedade agirá como o estresse, aumentando a queda capilar.

Observe o couro cabeludo

Muitas avaliações podem ser feitas com a observação do couro cabeludo. A caspa ou outros problemas que afetam o couro, podem ser determinantes no momento da queda de cabelo. Caso tenha pontos vermelhos e feridas, procure a ajuda de um especialista, que fará a avaliação do que estão acontecendo. Sempre busque lavar o couro cabeludo durante o banho (os fios são consequência).

Caso tenha histórico de queda de cabelo na família, fique ainda mais atento. A herança genética é considerada determinante nesta questão, fazendo com que uma das primeiras perguntas dos médicos seja relacionada ao histórico.

Importante

É natural que você perca cabelo. Esse processo de renovação ocorre muito e não deve gerar preocupação. Especialistas apontam que o limite deve ser o de 100 fios por dia. Como ninguém vai ficar monitorando cada queda e contando os fios, alguns indícios podem ser avaliados, por isso, procure sempre o médico ok?

Dúvidas ou sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários

 

Deixe uma resposta

Nome *
E-mail *
Site