Alimentação saudável: Cuidados que devemos tomar

Muito se fala sobre ingerirmos mais verdura e legumes na nossa dieta com o intuito de melhorarmos nossa saúde, mas pouco se fala sobre os cuidados que devemos ter com a preparação das mesmas.
E quando o assunto é salada, nós não nos preocupamos com quantidade, tempero, tipo, ou qualquer outra coisa, afinal, salada sempre faz bem não é mesmo? Não!
Nós devemos tomar muito cuidado com literalmente tudo o que comemos, inclusive as verduras e legumes.
Hoje está muito na moda os alimentos orgânicos, totalmente livres de agrotóxicos, mas não é fácil encontrá-los e na maioria das vezes que encontramos, são sob um preço absurdo, portanto, precisamos encontrar um equilibrio entre ambos.

Como escolher as melhores saladas

1° Dica – Compre os vegetais mais frescos que encontrar.
Todo mercado que frequentamos possuem um “dia de feira”, que é o dia que os vegetais chegam, e consequentemente estão mais frescos. Optar por comprá-los neste dia é muito importante, pois além de as propriedades deles estarem mais ativas, durarão mais também no armazenamento.

2° Dica – A lavagem dos vegetais é um dos pontos mais importantes.
Como falamos acima, praticamente todos os vegetais que encontramos possuem agrotóxicos, além de diversos outros vestígios ruins, portanto, não economize esforços na limpeza de todas as saladas.
Nas folhagens, limpe com agua corrente, esfregando bem toda a superficie das folhas.
Nos legumes utilize uma buchinha com água, pode ser a que você utiliza na sua cozinha mesmo.

3° Dica – Agora chegamos no ponto alto do assunto, os molhos para salada.
É aqui que devemos, sem desmerecer os outros pontos, tomar mais cuidado do que tudo!
Os molhos de salada são comumente feitos com diversos líquidos e temperos, mas todos eles devem ser utilizados em pouca dosagem. O sal por exemplo, utilizado em excesso, pode causar elevada pressão arterial, AVC, insuficiência cardíaca, osteoporose, etc.
O azeite de oliva, outro liquido muito utilizado nos molhos, ao seu extremo pode causar até doenças degenerativas, como por exemplo o câncer.

4° Dica – Diversifique nas cores, coma vários tipos de vegetais.
É classico comermos o alface acompanhando o jantar não é mesmo? Mas para obtermos os maiores beneficios da salada, é importante diversificar. Geralmente é dito que quanto mais colorido, melhor fica sua salada, portanto, utilize tudo! Rabanete, alface, cenoura, beterraba, brócolis, couve e etc.

E você, tem alguma dica sobre saladas?

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